quarta-feira, 6 de julho de 2011

Em meio ao verde!

Oi Galera! Hoje com muuito orgulho vim mostrar pra vocês nesse post a minha atual CASA DOS SONHOS! Simplesmente perfeita e com direito à vista pro mar... MUITO TUDO!

  A vista lateral evidencia a junção dos dois blocos que formam a casa de praia projetada por Biselli Katchborian Arquitetos; no frontal, o destaque fica por conta do generoso beiral de telhas metálicas e forro de MDF. 

 O acesso de carros foi disposto em uma das extremidades do lote, no piso semi-enterrado, que contém ainda a sauna. No alto, o sofisticado sistema de janelas de madeira protege os dormitórios.


 As linhas contemporâneas da casa, com seus generosos beirais cobertos com telhas metálicas e forro MDF, destacam-se do fundo verde da Serra do Mar.


 Três plataformas em balanço destacam a fachada frontal: a mais baixa, de concreto; a da sacada do piso superior, de estrutura metálica; e a do grande beiral da cobertura, com acabamento de madeira. Nos jardins, as grandes pedras do terreno foram aproveitadas pelo paisagismo assinado por Natália Celedon. 


 Piscina, jardim e churrasqueira formam um conjunto de lazer disposto junto à sala de jantar, no bloco transparente, e à cozinha, na parte posterior. A ilha foi criada para acomodar um exemplar da Mata Atlântica nativa do terreno. 


  A varanda do térreo é um deck de madeira sobre plataforma de concreto, e acompanha o traçado da piscina que se encaixa em uma quina da construção contornando toda área de estar e a sala de jantar.

A casa foi configurada em dois blocos que se abrem para direções opostas. O muro erguido com pedras do próprio terreno foi complementado por gradil metálico, de maneira a não impedir a vista para o mar e para o entorno.

 Na ampla varanda do térreo, um painel de madeira filtra a incidência do sol do poente e protege a privacidade da família. 

 Farta iluminação penetra não apenas pelas grandes vidraças frontais, mas também por uma abertura na cobertura, na junção entre os dois blocos que compõem o volume da casa.

 A parede revestida de arenito vermelho e o degrau coberto de mosaico português marcam a divisão entre os dois blocos que compõem a casa, no espaço destinado ao estar. 

  No piso superior da casa, grandes painéis fixos de vidro levam luz natural aos ambientes, ligados por escada metálica ao núcleo da casa: o estar, no piso térreo.

 Os largos montantes de madeira dos painéis de vidro fixos funcionam como brises verticais para proteger os ambientes internos do incidência direta do sol, filtrando a luz.

 O detalhe permite ver o rasgo na cobertura por onde penetra a iluminação zenital. O elemento também demarca a junção dos dois blocos que compõem a casa.

  O refinamento dos detalhes evidencia o domínio técnico do uso dos materiais, que é uma das marcas do trabalho dos arquitetos Mario Biserlli e Artur Katchborian, responsáveis pela obra.

 A varanda do térreo é um deck de madeira sobre plataforma de concreto, e acompanha o traçado da piscina.

 Grandes aberturas envidraçadas propiciam a integração interior/exterior e que a luz se espalhe de maneira quase uniforme nos interiores.

  O deck de madeira sobre plataforma de concreto acompanha o traçado da piscina que se encaixa em uma quina da construção contornando toda área de estar e a sala de jantar.

  A foto da varandas dos quartos mostra o ponto onde os dois blocos que formam a casa se encontram: no frontal, o guarda-corpo de estrutura metálica libera a visão para o mar; no bloco posterior, o elemento foi construído em alvenaria e pintado de brando.

 Mais fechado, o bloco voltado para a Mata Atlântica foi construído em alvenaria convencional. No alto, a cobertura fica encoberta por platibanda e fino beiral de concret.

 Três plataformas em balanço destacam a fachada frontal: a mais baixa, de concreto; a da sacada do piso superior, de estrutura metálica; e a do grande beiral da cobertura, com acabamento de madeira. Nos jardins, as grandes pedras do terreno foram aproveitadas pelo paisagismo assinado por Natália Celedon. 
 Térreo: a piscina foi encaixada no canto da casa dedicado à convivência, onde se destacam o amplo ambiente de estar e a sala de jantar ligada à cozinha (no bloco posterior) e à área da churrasqueira, na continuação do deck, ao lado da cozinha.
 Superior: os ambientes nesse pavimento estar arranjados em torno do vazio do pé-direito do estar, no térreo. Além de uma sala de TV (no centro), há quatro suítes nesse andar.

Espero que tenham se apaixonado por esse projeto maravilhoso assim como eu. Um abraço à todos, boa semana e até o próximo post!


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário