domingo, 10 de julho de 2011

Aprenda a reutilizar o espaço!

As escadas já não são vistas apenas como elemento de ligação em um projeto arquitetônico, promovendo unicamente a circulação vertical em um imóvel. Elas vêm ganhando espaço e já se configuram como um dos grandes desafios à arquitetura e aos arquitetos, que, por sua vez, se esforçam para integrar as estruturas às ambientações e torná-las envolventes. A preocupação se estende também aos vãos das escadas, o que justifica a existência de intervenções que modificam esses espaços e os tornam verdadeiros prolongamentos das áreas sociais. Selecionamos alguns projetos realizados sob escadas com o intuito de mostrar que é possível estender o bem-estar de um imóvel aproveitando esse cantinho. Confira!

 Os arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, da Intown Arquitetura e Construção, inovaram ao projetar o hall de um apartamento em torno da área da escada. Os profissionais utilizaram os dois vãos, de metragens diferenciadas (7 m e 1 m), para acomodar poltronas, da L'adelier, e tapete, da Empório Beraldin, sob a dimensão mais alta, e prateleira de gesso acartonado para expor elementos decorativos na face mais baixa.

 O vão da escada foi trabalhado para compor um ambiente propício para o recebimento de uma adega e da climatização necessária. A arquiteta Mariana Vaz fez uso do espaço e inclusive aproveitou um pilar estrutural para apoiar os painéis de vidro responsáveis pelo fechamento local. Para garantir harmonia à ambientação, a profissional especificou revestimento de bambu para a viga externa e durafloor para a área de circulação interna, adquiridos na Orlean, além de pedras naturais alocadas sobre o contrapiso.

 O vão de 10 m² foi adaptado para receber um escritório em projeto que leva a assinatura da designer de interiores Adriana Greche, da Linea Mobili. A profissional lançou mão de degraus vazados para garantir ambiente claro e funcional. A composição entre bancada e estante com nichos em MDF amadeirado se adequa à dimensão do vão, proporcionando linhas bastante inovadoras às peças.

A estrutura aberta e aparente na sala do imóvel desagradava aos proprietários, justificando a intervenção da arquiteta Mariana Vaz. A profissional garantiu nova estética ao local ao propor, em sua parte frontal, a alocação de objetos decorativos em nichos, além de iluminação pontual com LED (Spectra Iluminação). Na área lateral, foi proposto um vão para acomodar a adega.

Espero que tenham gostado dessa ideia genial de reaproveitamento de espaço. Um grande abraço e até o próximo post!


FONTE:

Um comentário: